Publicada em 10 de Julho de 2018

Construção de viadutos e avanço na pavimentação são destaques no Lote 2

As obras de implantação e pavimentação do Lote 2 da rodovia alcançaram percentual de exe-cução de aproximadamente 43% ao final de junho, conforme levantamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina (DNIT/SC). No Contorno de Timbé do Sul, a camada de sub-base da pavimentação - composta por seixo britado, peneirado e com travamento (colocação de material mais fino para preenchimento dos vazios) - já foi realizada em toda a extensão do segmento liberado para obras. A próxima etapa, de acordo com o Consórcio Construtor (Setep/Ivaí/Sotepa), contratado pelo DNIT/SC para a execução da obra, será a instalação da usina que permitirá a produção de brita graduada para colocação da base. 

A sub-base também está concluída em 1,7 quilômetro do segmento urbano, entre a Vila Belmiro e o Pé da Serra. Neste trecho ainda estão em andamento os trabalhos relacionados à drenagem urbana (tubulações e bocas de lobo). As duas pontes, sobre os rios Rocinha e Serra Velha, estão prontas e já contam com as lajes de transição executadas.

Na Serra da Rocinha, foram iniciados os trabalhos de regularização da terraplenagem, execução dos drenos profundos e bueiros transversais à pista, para dar início às camadas de pavimentação projetadas. Quanto aos quatro viadutos, destaca-se a concretagem da laje do V-1 (km 48+800). A estrutura deve ser finalizada no mês de agosto, sendo que o trabalho se concentra atualmente na implantação das proteções de concreto conhecidas como “New Jersey”. O V-2 (km 50+300) recebe atividades de confecção das longarinas (vigas de sustentação) e travessas da superestrutura. No V-3 (53+000) foram encerradas as fundações com tubulões e o V-4 (54+300) encontra-se com serviços de concretagem das travessas na mesoestrutura (pilares).