Publicada em 29 de Junho de 2018

Escola de Educação Básica Timbé do Sul inaugura pista de atletismo revitalizada

Um novo espaço voltado à prática de atividades esportivas e de lazer foi entregue à comunidade de Timbé do Sul nesta quarta-feira (27/06). Revitalizada pelos alunos e professores do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) da Escola de Educação Básica (EEB) Timbé do Sul, a pista de atletismo da instituição agora conta com local para caminhadas, quadras esportivas e arborização. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), por meio da Gestora Ambiental (STE S.A.) das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, contribuiu para o projeto com orientações sobre o plantio de mudas nativas nos canteiros.

A cerimônia de inauguração do local foi inspirada na história dos Jogos Olímpicos, contando com apresentação teatral, desfile das delegações e acendimento da pira olímpica. Nas próximas semanas serão realizadas competições esportivas como corrida e arremesso de peso. Conforme a diretora da EEB Timbé do Sul, Fabiana Rováris Pezente, a revitalização da pista era um anseio da comunidade escolar desde o início do ProEMI, em 2016. “Os próprios alunos diziam que não havia local para praticar esportes ou ter momentos de lazer. Essa pista, portanto, é para uso comum de toda a comunidade do município”, ressaltou.

Em abril de 2017, a Gestora Ambiental realizou palestra sobre a flora da região na escola, destacando as atividades de mitigação executadas no empreendimento e a importância de evitar as plantas exóticas invasoras, espécies vegetais que se encontram fora da sua área de distribuição natural e podem se espalhar com facilidade e sem controle. Já na pista de atletismo, a equipe sugeriu o plantio de espécies que melhor se adequavam à proposta de revitalização do local. A professora de Biologia Márcia Tonetto salientou que o projeto paisagístico busca valorizar a vegetação nativa e oferecer um espaço que atenda às necessidades da escola e da comunidade em geral.