Publicada em 21 de Maio de 2018

Atrações lúdicas na XII Feira do Livro de São José dos Ausentes

A XII Feira do Livro de São José dos Ausentes (RS) foi realizada entre os dias 16 e 18 de maio, no CTG Rodeio da Saudade, com uma série de atrações feitas para soltar a imaginação da garotada. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, marcou presença no evento divulgando, de maneira criativa e lúdica, todo o cuidado ambiental que envolve o empreendimento.

A equipe da Gestora Ambiental (STE S.A.) apresentou, no dia 17, a hora do conto “Gralha-azul e a Gestão Ambiental", com lançamento e distribuição do gibi que leva o mesmo nome. A narrativa é sobre uma família que acompanha a evolução das obras na rodovia e dos Programas Ambientais que envolvem a preservação dos animais, da vegetação, do solo, da água, do ar e da qualidade de vida das pessoas. O material destaca ainda questões envolvendo a segurança e a interdição da Serra da Rocinha. Vitória Boeira, de 8 anos, revela o que aprendeu com a história. “A gente não pode ir na construção porque é perigoso”, disse.  

Em seguida foi a vez de cantar alto com o projeto Canção dos Bichos, uma proposta de sensibilização que conta com músicas autorais combinando características da fauna e flora nativas da região Sul do Brasil ao som de rock, jazz, reggae e funk. O público recebeu panfletos com as letras das canções para cantar junto com a banda. Foram tocadas as músicas sobre o mão-pelada, o tamanduá-mirim, o gambá-de-orelhas-brancas, o ratão-do-banhado e a gralha-azul – a mascote das obras é um dos símbolos dos Aparados da Serra e subiu ao palco para também dar seu show. Thainá Costa de Carvalho, de 7 anos, dançou muito durante todo o espetáculo e estava atenta ao conteúdo das letras. “Achei bem legal, bem divertido e mostrou que é importante cuidar dos bichinhos.”