Publicada em 11 de Maio de 2018

Dia do Trabalhador é lembrado nas obras da BR-285/RS/SC

O Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio com festas, manifestações, passeatas e eventos de conscientização ao redor do mundo. Nesta quarta-feira (09/05), em Timbé do Sul (SC), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou atividade alusiva à data com trabalhadores das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. O tema da sensibilização fez referência à importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ao Movimento Maio Amarelo.

A equipe da Gestora Ambiental (STE S.A.) iniciou o diálogo com uma dinâmica de grupo que, além de descontrair, também transmitiu mensagens sobre a valorização do trabalho coletivo, do companheirismo e dos cuidados que devem ser tomados no dia a dia das obras. A educadora ambiental Ciane Fochesatto reforçou que os EPIs são dispositivos que garantem proteção contra riscos capazes de ameaçar a saúde e a segurança dos trabalhadores. Ainda foi distribuído o material impresso “Trabalhador de Papel”, desenvolvido para que os colaboradores levem a temática para casa e, de forma lúdica, compartilhem o conteúdo com familiares. A proposta consiste em uma atividade manual de recorte e encaixe de peças que representam o trabalhador e os equipamentos de uso individual (capacete, óculos de proteção, colete refletivo, luvas e botas). 

O Movimento Maio Amarelo também foi abordado na atividade, enfatizando a campanha deste ano que conta com o slogan “Nós somos o Trânsito”. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil que visa colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar os mais diversos segmentos sociais. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.