Publicada em 26 de Abril de 2018

Lote 2 recebe a primeira camada da pavimentação

Com quase 90% da terraplenagem concluída no Lote 2 do empreendimento, o DNIT deu início às atividades de pavimentação da rodovia. Dos quatro quilômetros de extensão do Contorno de Timbé do Sul, cerca de 1,5 km já recebeu a camada de sub-base, composta por seixo britado, peneirado e com travamento (colocação de material mais fino para preenchimento dos vazios). As próximas etapas são a execução da base de brita graduada, seguida da capa asfáltica que contará com 7,5 centímetros de espessura. O mesmo procedimento será realizado nos cinco quilômetros do segmento urbano, entre a Vila Belmiro e o Pé da Serra, o qual está em fase final do reforço do subleito com seixo visando aumentar a capacidade da via.  

A Serra da Rocinha, por sua vez, contará com pavimento rígido para evitar deformações devido às características íngremes do relevo.  A colocação do concreto é antecedida pela execução da camada drenante, de seixo britado, cuja função é evitar a ascensão de água do subleito para as camadas superiores. Quanto às obras de arte especiais, salienta-se que as duas pontes projetadas estão prontas e que os viadutos avançam com destaque para o V-1 (conforme quadro). Em apresentação realizada no dia 12/04, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Araranguá, o fiscal técnico do contrato, engenheiro Robson Medeiros de Oliveira (DNIT/SC), ressaltou que o empreendimento tem percentual de conclusão de 42%. 

Ele destacou ainda que a redução no número de máquinas e caminhões decorre da atual etapa em que se encontra o empreendimento. “À primeira vista parece um desaquecimento da obra, mas com quase 90% da terraplenagem concluída é normal que isso ocorra, pois esta é a fase que envolve mais equipamentos”, tranquilizou.

Avanço físico das obras
• Terraplenagem: 89,95%    
• Obras de arte corrente: 48%
• Drenagem superficial: 12%
• Obras complementares: 14%
• Obras de arte especiais: 45%

Viadutos
• Viaduto 1: 81 metros – 64% 
• Viaduto 2: 97 metros – 27%
• Viaduto 3: 107 metros – 20% 
• Viaduto 4: 123 metros – 23%