Publicada em 22 de Novembro de 2017

Equipe do DNIT integra projeto do Ensino Médio Inovador em Timbé do Sul

Mais uma etapa da parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) com a Escola de Educação Básica Timbé do Sul foi cumprida nesta semana no escopo do projeto Ensino Médio Inovador. Profissionais de educação ambiental e comunicação social da Gestora Ambiental (STE S.A.) das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC realizaram, nos dias 20 e 21, atividades relacionadas à produção fotográfica e audiovisual com os alunos do 1º e 2º anos. 

Na manhã da segunda-feira ocorreu uma saída de campo com destino ao Restaurante Rural Vida Nova, na Estrada Geral da Figueira, onde são servidas comidas típicas da região e comercializados produtos cultivados na propriedade. Os estudantes entrevistaram os proprietários e observaram o trabalho desenvolvido no dia a dia do estabelecimento, desde a criação de animais e os cuidados com a horta até o processo de fabricação de açúcar mascavo, rapadura, melado, ente outros derivados da cana-de-açúcar.

Durante a atividade, os técnicos da Gestora Ambiental acompanharam e instruíram os alunos nas entrevistas e gravações de imagens e áudios. Já na terça-feira ocorreu uma oficina prática de foto e vídeo no auditório da escola. Conforme o educador ambiental Cauê Canabarro, os alunos apresentaram os materiais elaborados ao longo do ano e a equipe auxiliou na formatação do produto final. Ele explica que o objetivo é criar uma exposição itinerante apresentando à comunidade as potencialidades turísticas e a diversidade de recursos naturais e patrimoniais do município. De acordo com a professora de Artes, Vanessa Dantas, o conteúdo catalogado e as experiências vivenciadas a partir do projeto também serão disponibilizados nas redes sociais.