Publicada em 14 de Novembro de 2017

Universitários realizam visita técnica às obras da BR-285/RS/SC

Alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) participaram, no dia 04/11, de uma visita técnica às obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. Guiados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), por meio de técnicos do Consórcio Setep/Ivaí/Sotepa, os estudantes conheceram os trabalhos desenvolvidos no Lote 2, no município catarinense de Timbé do Sul.

As turmas foram recebidas no ambiente administrativo do Consórcio para uma palestra inicial sobre o gerenciamento dos aspectos contratuais e de organização do empreendimento. No canteiro de obras, eles visualizaram a operação de atividades envolvendo o laboratório tecnológico de concreto, a oficina mecânica e o setor de gestão dos resíduos sólidos. Os serviços em execução no trecho, como terraplenagem e topografia, também foram alvo de explicação aos alunos. 

Conforme a bióloga Anaitê Zanette Stüpp, as medidas de mitigação ambiental adotadas surpreenderam os visitantes. “Relatamos todo o processo de obtenção das licenças ambientais e mencionamos os procedimentos que devem ser realizados antes e durante as obras”, destacou. No encerramento da atividade, a técnica mostrou um dos três viveiros florestais mantidos pelo DNIT. O local recebe mudas e sementes de plantas resgatadas no trecho em obras para futuro plantio em áreas próximas às de origem. Entre as espécies temporariamente realocadas estão exemplares de bromélias, orquídeas, xaxins, palmiteiros, rainhas-do-abismo, entre outras consideradas raras, ameaçadas de extinção e/ou protegidas por lei.