Publicada em 05 de Dezembro de 2016

DNIT realiza acordo para ordenar o tráfego na Serra da Rocinha

Uma reunião na tarde do dia 12/03/2020, na sede da Procuradoria da República em Santa Catarina, em Florianópolis (SC), resultou em novas diretrizes para o trânsito de veículos na Serra da Rocinha durante as obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. Além do procurador Fábio de Oliveira, participaram representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Consórcio Construtor do Lote 2 e da comissão de usuários da rodovia.

As partes acordaram que até o dia 30 de abril haverá abertura parcial nas segundas e sextas-feiras, com os veículos leves seguindo em regime de comboio. Nas segundas, portanto, a subida a partir do Pé da Serra será permitida às 5h e às 18h; e a descida, a partir da divisa estadual, às 6h e às 19h. Já nas sextas, a subida ocorrerá às 18h e a descida, às 19h.  

Após o dia 30, a serra será reaberta ao tráfego de veículos com comprimento menor do que dez metros no horário das 18h às 6h do dia seguinte, em todos os dias da semana. Ficou acertado ainda que em outubro deste ano será efetuado novo bloqueio do trecho para execução da pavimentação, período no qual retornará o regime de liberação parcial por meio de comboio.

Conforme o DNIT, até o final de março deve ser concluída a pavimentação de duas pistas em 8 km da Serra da Rocinha. Nos 5 km finais até a divisa com o Rio Grande do Sul, serão iniciados, em breve, os serviços de contenções de encostas para viabilizar a conclusão da obra. Ainda na serra, destaca-se a conclusão de três dos quatro viadutos projetados, sendo que o último deles está em fase final de concretagem do tabuleiro.

Rotas alternativas:

Conforme o DNIT, algumas alternativas aos usuários da Serra da Rocinha são:
• RS-110, que liga os municípios gaúchos de Bom Jesus e Terra de Areia (na BR-101) pela Rota do Sol; 
• RS-020 em direção a Cambará do Sul, cujo acesso pela BR-285 fica a cerca de quatro quilômetros da divisa entre RS e SC, devendo o motorista seguir pela Serra do Faxinal (RS-427 e SC-290) até Praia Grande/SC;
• BR-116, de Vacaria/RS a Lages/SC, seguindo pela SC-114 e SC-390 até a BR-101 em Içara/SC ou Sombrio/SC.
O DNIT informa que cabe aos usuários verificar as condições de tráfego destas rodovias.